Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Gomphrena paranensis R.E.Fr. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(i,iii,iv)

Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie com EOO menor que 5.000 km² e sujeita a cerca de 10 situações de ameaça distintas. A redução da vegetação de Cerrado nos Estados de São Paulo e Paraná acarreta declínio em EOO, AOO, qualidade de habitat e no número de subpopulações. Alguns indivíduos ocorrem em unidades de conservação (SNUC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Gomphrena paranensis R.E.Fr.;

Família: Amaranthaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Publicada originalmente na obra Ark. f. Bot. 16 : 36 por R.E. Fries em 1921, a espécie apresenta semelhanças morfológicas com G. scapigera e G. incana, diferenciando-se da primeira pelo tamanho da planta e das inflorescências, como também pela pilosidade da bráctea mediana e, da segunda, pela forma e pilosidade das folhas e tamanho das inflorescências. As áreas de ocorrência das espécies também permite diferencia-las (Siqueira, 1991).

Dados populacionais

Siqueira (1991; 2007) descreve as pequenas populações de G. paranensis como reduzidas e hoje consideradas raras, frente ao acelerado processo de destruição dos Cerrados dos Estados de São Paulo e Paraná.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente nos Estados de São Paulo e Paraná (Marchioretto et al., 2012). Há registros nos Cerrados dos municípios paranaenses de Arapoti, Carambeí, Jaguariaíva, Ponta Grossa e Rio do Salto e no Estado de São Paulo, no município de Itirapina (Siqueira, 1991; CNCFlora, 2011).

Ecologia

Planta subarbustiva, terrícola, ocorrem em fragmentos de cerrado (Siqueira, 1991; 2002; 2007) no domínio fitogeográfico Cerrado (Marchioretto et al., 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A espécie vem sofrendo amplamente com a destruição dos cerrados dos Estados em que ocorre (Siqueira, 1991). O mesmo autor reportou redução das subpopulações deste táxon e atribui isso principalmente a desenfreada redução que os cerrados brasileiros vêm sofrendo.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Rara" (RR) de acordo com os critérios adotados no processo de avaliação de risco de extinção empreendido para a flora do Estado do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie foi registrada nas seguintes unidades de conservação: Parque Estadual do Cerrado; Parque Estadual de Vila Velha, PR.

Referências

- MARCHIORETTO, M.S.; SENNA, L.; SIQUEIRA, J.C. Amaranthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000042>. Acesso em: 15/02/2012.

- SIQUEIRA, J.C. Amaranthaceae. São Paulo, SP: FAPESP, 2002.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- SIQUEIRA, J.C. O bioma Cerrado e a preservação de grupos taxonômicos: um olhas sobre as Amaranthaceae. Pesquisas, Botânica, v. 58, p. 389-394, 2007.

- JOSAFÁ CARLOS DE SIQUEIRA. O gênero Gomphrena L. (Amaranthaceae) no Brasil. Tese de Doutorado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1991.

- MARCHIORETTO, M.S. Comunicação pessoal da especialista Maria Salete Marchioretto para o analista de dados Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.

- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Gomphrena paranensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Gomphrena paranensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41